Home Política Tempo de TV para candidatos será baseado em partidos atuais; propaganda a senador passa antes

Tempo de TV para candidatos será baseado em partidos atuais; propaganda a senador passa antes

7 min ler
0

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) utilizará, para a distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita na eleição suplementar ao Senado, a mesma tabela de representatividade partidária que será utilizada para a distribuição do horário eleitoral gratuito nas eleições municipais. É o que decidiu o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, ao responder consulta formulada pelo presidente do TRE-MT, desembargador Gilberto Giraldelli.

Aplicando as regras previstas em duas resoluções do TSE, a distribuição de tempo de propaganda eleitoral gratuita, para as eleições (municipal e suplementar) em Mato Grosso, tomará por base a representatividade do partido na Câmara dos Deputados em 31 de agosto de 2020.

A divisão do tempo dos programas em rádio e televisão de cada candidato é feita com base na distribuição igualitária de um terço do tempo e o restante, proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados, do partido ou coligação.

Em seu despacho, o presidente do TSE explicou que a realização de eleições suplementares sempre demandará adaptações, que, a depender das particularidades da matéria tratada, poderão ser definidas por vias distintas.

“No caso das eleições suplementares a serem realizadas em Mato Grosso, é certo que, conforme o art. 1º, § 4º da Res.-TSE nº 23.472/2016, a competência para expedir instruções para regular a realização de eleições suplementares é dos tribunais regionais, o que confere autonomia para que promovam ajustes necessários para viabilizar a realização desses pleitos. Porém, em qualquer caso, deverão ser observadas as disposições previstas na legislação, nas instruções e na jurisprudência do TSE. Por isso, mais do que um critério formal, importa aqui identificar a regra substancial: as resoluções do TSE levam em consideração a representatividade partidária existente logo antes de os partidos definirem suas coligações majoritárias e escolherem seus candidatos. No caso, o TRE-MT, ao editar as Resoluções nº 2.505 e nº 2.508/2020, se manteve atento a essa diretriz”, disse Barroso.

O ministro continuou afirmando que a resolução 2.505 do TRE-MT “indica que as convenções serão realizadas no mesmo período e na mesma forma definida para a realização das convenções para escolha de candidatos nas eleições municipais”. “Percebe-se que, ante a coincidência da data das eleições suplementares relativas a 2018 com a das eleições ordinárias referentes a 2020, fez também coincidir, tanto quanto possível, os marcos temporais e demais regras de um e outro pleito. Em segundo lugar, manteve a lógica de considerar a data de início das convenções partidárias para o cálculo da representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados, com base na qual será realizada a distribuição do horário eleitoral”.

O Presidente do TRE-MT, Gilberto Giraldelli, também consultou o TSE quanto à possibilidade de antecipar em 5 minutos os horários de veiculação da propaganda em rede da eleição suplementar. “Tal ajuste se faz necessário para solucionar o conflito de horário de veiculação da propaganda em rede para os cargos de senador e de prefeito, que no caso das eleições de 15 de novembro de 2020 em Mato Grosso, ocorrerão simultaneamente”.

Para o Ministro, a solução ofertada pelo TRE-MT em antecipar em 5 minutos é a mais viável para afastar conflito entre os horários de ambos os pleitos. “Constata-se que, no âmbito da autonomia regulamentar assegurada pelo art. 1º, § 4º da Res.-TSE nº 23.472/2016, o TRE-MT encontrou solução juridicamente adequada para acomodar a veiculação do horário eleitoral de ambos os pleitos em curso. Ademais, não foi apontado pela STI a existência de óbice técnico ao atendimento da proposta. Com essas considerações, determino à Secretaria de Tecnologia da Informação que, com a urgência necessária, insira na configuração do Sistema Horário Eleitoral o parâmetro previsto no art. 4º, I da Resolução TRE-MT nº 2.508, de modo a  antecipar em 5 minutos os horários de veiculação da propaganda em rede da eleição suplementar para o cargo de senador do Estado de Mato Grosso”.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…