Com os serviços de infraestrutura e mesoestrutura (blocos e pilares) já finalizados, a construção da ponte de concreto sobre o Rio Arinos, na rodovia estadual MT-220 em Porto dos Gaúchos, segue em bom ritmo e vai melhorar a logística de toda a região do Vale do Arinos.
A ponte terá uma extensão de 305 metros e foram utilizados 22 tubulões de ar comprimido para a execução dos serviços de fundação da ponte, que conta ainda com 11 apoios e 10 vãos de laje para sua sustentação. Já os serviços de superestrutura estão 10% executados, de acordo com o engenheiro Alexandre Zigoski, superintendente de Execução e Fiscalização de Obras da Sinfra.
Com isso, a obra já começa a aparentar a estrutura de uma ponte e sua grandeza impressiona aqueles que transitam pela MT-220. A obra é considerada fundamental para interligar a MT-220 até as MTs 325 e 170, respectivamente, além do município de Porto dos Gaúchos, Juara e região. Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, a construção da ponte aliada à obra de pavimentação da MT-220, que também é executada pelo Governo do Estado, vai facilitar o transporte e o escoamento da produção agropecuária da região em direção à BR-163, principal corredor logístico do Estado.
Segundo ele, as obras vão proporcionar um rápido desenvolvimento econômico dos municípios de Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Juara e Tabaporã, que compõem a região do Vale do Arinos. “Vamos interligar toda a região do Vale do Arinos, de Porto dos Gaúchos a Juara. Trata-se de uma área que tem em torno de 400 mil hectares de produção agrícola e pelo menos 100 mil cabeças de rebanho bovino. Essas obras vão levar um desenvolvimento imenso, além de conforto e segurança, para milhares de mato-grossenses”, disse o secretário.
A pavimentação é executada em uma extensão de 64,5 quilômetros da rodovia MT-220, no trecho que compreende o entroncamento da MT-338, no distrito de Novo Paraná em Porto dos Gaúchos, até o entroncamento da MT-328 em Tabaporã. A obra é realizada em razão de um termo de cooperação firmado pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Porto dos Gaúchos.
Pela cooperação o investimento do Estado para execução da pavimentação é de R$ 33 milhões – e o Município ficou com a atribuição de executar diretamente alguns serviços, como obras complementares, sinalização e recomposição ambiental, por exemplo.