Enfrentando a segunda onda do novo coronavírus, a Europa registrou nesta quarta-feira (18) recorde de novos casos, internações e mortes por covid-19 em diversos países.
A Alemanha registrou nesta quarta-feira mais 305 mortes por covid-19, o que significa o segundo número mais alto desde o início da pandemia, em dia de queda na quantidade de casos de infecção, na comparação com a última semana.
O recorde nas notificações de falecimentos ainda é do dia 16 de abril, quando foram contabilizadas 315 vítimas no país.
O número total de óbitos causados pela covid-19 no território alemão é de 13.119.
Nas últimas 24 horas, de acordo com boletim do Instituto Robert Koch (RKI), a agência epidemiológica da Alemanha, 17.561 casos de infecção pelo novo coronavírus, elevando o total desde o início da pandemia para 833.307.
No último dia 9, foram 23.542 positivos notificados, o recorde no país, que por vários dias teve contágio acima da barreira dos 20 mil, o que aponta para uma queda nesta quarta-feira.
Atualmente, de acordo com o RKI, há cerca de 284 mil casos ativos de infecção, sendo que 3,5 mil pessoas estão internadas em unidades de terapia intensiva o país.
Portugal bate recorde de internações
Portugal atingiu nesta quarta-feira o maior número de pacientes internados com sintomas da Covid-19 de toda a pandemia, dois dias antes do Parlamento do país votar a prorrogação do estado de emergência até 7 de dezembro.
De acordo com fontes oficiais, atualmente, 431 pessoas estão hospitalizadas em UTIs.
Ontem, as autoridades portuguesas divulgaram o registro de mais 81 mortes provocadas pela covid-19, o que elevou o total para 3.552. Por outro lado, a quantidade de casos de infecção saltou para mais de 230 mil desde março.
A situação mais preocupante segue sendo a da região norte, que acumulou mais de 66% dos positivos contabilizados ontem.
Desde segunda-feira, um total de 191 municípios, entre eles, Lisboa e Porto, estão sob confinamento parcial e toque de recolher, que vai de segunda à sexta-feira, de 23h às 5h, e nos fins de semana, entre 13h e 5h.
A determinação, dada para reduzir a propagação do novo coronavírus, abrange mais de 80% da população portuguesa.
Rússia tem recorde de mortes
A Rússia registrou nesta quarta-feira, pelo segundo dia consecutivo, o recorde de mortes por covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, em dia de ligeira queda na quantidade do número de casos de infecção.
Segundo o Ministério da Saúde do país, nas últimas 24 horas, foram notificados 456 óbitos, que elevam o total desde o início da pandemia da doença para 34.387.
No balanço divulgado hoje, constam 20.985 casos confirmados de infecção. A Rússia é o quinto país mais afetado pela propagação do novo coronavírus, com 1.991.998 infecções confirmadas. Estados Unidos, Índia, Brasil e França, apenas, tem situação pior.
Ainda de acordo com as autoridades locais, quantidade de novos casos é a menor desde a última quarta-feira.
Nas últimas 24 horas, pela primeira vez desde setembro, foi registrado número maior de recuperações do que de infecções. Ao todo, ontem, 25.179 pessoas foram consideradas livres do novo coronavírus.