O general Júlio César de Arruda assumirá o comando geral do Exército Brasileiro, nesta sexta-feira (30), dois dias antes da posse do presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva (PT). Arruda vai substituir Marco Antônio Freire Gomes, que havia sido nomeado pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Cuiabano de natureza, Júlio tem 63 anos e entrou para o Exército em 1975, sendo o mais antigo da tropa. Ele atuava como chefe do Departamento de Engenharia e Construção.
General de quatro estrelas do Exército Brasileiro, Arruda possui também doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado, com ênfase em Engenharia e Operações Especiais, além de ter exercido a função de assessor militar do gabinete de segurança institucional da Presidência da República.
Além dele, também devem tomar posse na sexta os comandantes da Marinha o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha e na Aeronáutica o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da Aeronáutica. O comandante do Estado-maior das Forças Armadas será o almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, atual chefe do estado-maior da Marinha.
Folha Max