Durante a sessão realizada na noite de segunda-feira, 23 de outubro, na Câmara de Vereadores de Porto dos Gaúchos, a vereadora Luciane Bündchen fez várias cobranças incisivas em prol do município ao poder executivo.
Uma das pautas mais enfatizadas pela vereadora foi o reajuste salarial dos técnicos e auxiliares de enfermagem. Luciane Bündchen enfatizou a importância de garantir um salário justo a esses profissionais que desempenham um papel crucial na área de saúde. Ela destacou que, considerando a arrecadação do município, não deveria ser um desafio pagar o piso salarial e que Porto dos Gaúchos deveria servir como exemplo.
Além disso, a vereadora cobrou um reajuste salarial para os garis, reconhecendo o trabalho árduo que realizam para manter a cidade limpa e bem cuidada.
Luciane lamentou o veto do prefeito a um projeto de lei de sua autoria que propunha a liberação de sinal de internet nos estabelecimentos de atendimento de saúde. Embora o projeto tenha sido aprovado na câmara, o veto do prefeito criou um impasse que a câmara precisará resolver. A vereadora pediu o apoio de seus colegas para a derrubada do veto, argumentando que a medida beneficiará a população.
Em sua fala, Luciane explanou as ações cobradas em recente viagem a Cuiabá, onde buscou recursos para o município. Ela solicitou verbas para a aquisição de um caminhão-pipa, asfalto e casas populares. Luciane ressaltou que muitos municípios já têm programas habitacionais em andamento, enquanto Porto dos Gaúchos ainda carece de um projeto desse tipo.
A vereadora também cobrou na capital sobre andamento de um recurso de R$ 500 mil que conseguiu junto ao deputado Dilmar Dal Bosco. Inicialmente destinado para a compra de motos para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, o uso desse recurso precisou ser alterado devido a Secretaria de Saúde do município afirmar que já tinha recursos disponíveis para esta finalidade. A vereadora aguarda a atualização da finalidade desse recurso, para que o município seja contemplado com a verba.
Além disso, Luciane pediu que o executivo cumpra os prazos de envio da Lei Orçamentária Anual (LOA), Plano Plurianual (PPA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para que as comissões da Câmara de Vereadores tenham tempo hábil para análise.
Por fim, a vereadora protocolou um requerimento para esclarecer os detalhes da hidrossemeadura realizada pela Prefeitura às margens da MT-220, uma vez que algumas áreas da estrada já apresentam sinais de desmoronamento.
Fonte: Porto Noticias