Home Ultimas Notícias Caciques do Xingu repudiam escolha de simpatizante de Bolsonaro para ir à ONU

Caciques do Xingu repudiam escolha de simpatizante de Bolsonaro para ir à ONU

3 min ler
0

convite feito à indígena Ysani Kalapalo pela comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para que acompanhe a comitiva que participará da Assembleia-Geral da ONU, nesta segunda (23), foi repudiado por 16 lideranças de povos indígenas que habitam o Xingu, em Mato Grosso.

Ysani Kalapalo é defensora do discurso de Bolsonaro e diz que existem notícias falsas sobre as queimadas na Amazônia. Na ONU, a indígena acompanhará o presidente durante o discurso, no qual o chefe do Poder Executivo vai dar sua versão sobre as queimadas.

Em uma carta de repúdio, as lideranças alegaram que o governo brasileiro mais uma vez demonstra desrespeito com os povos indígenas e a autonomia de decisão na indicação de seus representantes em eventos nacionais e internacionais.

“O governo brasileiro ofende as lideranças indígenas do Xingu e do Brasil ao dar destaque a uma indígena que vem atuando constantemente em redes sociais com objetivo único de ofender e desmoralizar as lideranças e o movimento indígena do Brasil”, diz a carta.

Os caciques apontam que Bolsonaro ataca os povos indígenas e agora quer legitimar a política anti-indígena usando uma figura simpatizante de suas ideologias radicais com a intenção de “convencer a comunidade internacional de sua política colonialista e etnocida”.

“Não aceitamos e nunca aceitaremos que o governo brasileiro indique por conta própria nossa representação indígena sem nos consultar através de nossas organizações e lideranças reconhecidos e respaldados por nós”, pontuam.

Assinaram a carta, os caciques das etnias Kalapalo, Yawalapiti, Kuikuro, Kamaiurá, Wauja, Nafukua, Matipu, Aweti, Mehinako, Trumai, Ikpeng, Kisedje, Yudja, Kawaiwete, que compõe a Associação Terra Indígena Xingu (ATIX).

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…