Em colapso na saúde, Sinop está com 100% de lotação das UTIs no hospital Regional devido ao aumento nos casos de Covid-19. Mais de 25% dos casos da doença estão na região Norte do Estado e o município pediu ajuda à secretaria estadual de Saúde que avalia o caso e deve responder até o final do dia, segundo assessoria.
Para o secretário de Saúde de Sinop Kristian Barros, é “urgente” a reativação de mais 10 vagas no Regional que foram desativadas com a redução dos casos nos meses anteriores. Ele alerta que a previsão é que a situação se agrave em janeiro.
“Considerando a situação epidemiológica enfrentada no Sul e Sudeste do país, regiões de grande fluxo migratório durante as festividades de final do ano, que apresentam um quadro crescente e alarmante de números de casos de Covid-19, com inclusive situação crítica no que tange aos leitos públicos e privados de UTI em várias Capitais”, frisa.
Mato Grosso já registrou mais 178.568 casos confirmados da Covid-19 e 4.486 mortes. Ontem (29), foram mais 1.275 ocorrências atestadas e 18 óbitos contabilizados, segundo boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde (SES).
O secretário de Sinop lembra ainda que, desde o início da pandemia, Estado e município tem trabalhado em conjunto para garantir leitos aos pacientes de Sinop e região.
“Tanto que no início do ano, através do Consórcio de Saúde, as cidades da região se uniram e compraram equipamentos para mais nove leitos no Hospital Regional. Agora, considerando que o Brasil já enfrenta a segunda onda, precisamos que esses leitos para Covid-19 sejam reativados”, destaca Kristian.
O pedido foi encaminhado ao Executivo estadual em 28 de dezembro. Em nota, a secretaria Estadual de Saúde diz que o referido documento será analisado. “É importante destacar que em todo o Estado, até a última terça (29), os leitos públicos de Terapia Intensiva para o tratamento da Covid-19 configuravam com uma ocupação de 47% em Mato Grosso”. (Com Assessoria)