O idoso Geraldo Ferreira Neto, de 74 anos, foi morto pela Polícia Militar em Mirassol D’Oeste ( a 300 km de Cuiabá), no início da noite desta quarta (4). Ele estava armado, dando tiros pela rua e quando os policiais tentaram abordá-lo ele reagiu. Trancou-se em casa e atirou contra os policiais. Ele foi baleado, chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu.
Segundo a Polícia Militar, uma pessoa denunciou que um idoso estava disparando tiro na rua do bairro Bandeirantes. No local, os policiais encontraram o suspeito sentado na porta da sua casa.
Ao ver a guarnição, Geraldo se levantou, segurou a arma com a mão esquerda. Mesmo verbalizado para que ele deixasse a arma no chão, ele a apontou para os policiais, que chegaram a disparar alguns tiros contra o homem, mas não chegaram a acertá-lo.
Com isso, ele correu para dentro da sua casa, e se trancou dizendo que “não iria obedecer nenhuma ordem policial e que ninguém iria entrar na sua casa, e se entrasse iria tomar tiro”. Um cerco foi montado e foi solicitado ainda o apoio de outras equipes e também da Força Tática.
Bastante agitado, Geraldo não aceitou negociar com os militares e nem sair de casa. Com o impasse, foi feito o uso de gás lacrimogênio por meio de granadas. Elas foram lançadas na cozinha e no quarto onde o idoso estava.
A PM então reforçou, mas o idoso aproveitou espaço da janela para dar mais tiros contra os policiais. Em seguida, correu para outro cômodo, onde atirou em direção à outra parte dos policiais, que revidaram.
Com um escudo balístico, a Força Tática iniciou a aproximação da casa para tentar contato com o suspeito, mas os policiais foram recebidos com mais balas. Ele chegou a disparar tiros por um buraco na fechadura da porta. Na tentativa de negociação, declarou que “não sairia vivo da sua casa, que ninguém entraria ali”. A porta foi arrombada e os policiais invadiram.
Quando os policiais conseguiram entrar, Geraldo atirou várias vezes contra a equipe, que revidou. Após alguns segundos, perceberam que ele havia sido baleado. Ambulância foi acionada e a equipe médica esteve no local, prestando os primeiros socorros ainda na casa do suspeito.
O idosos foi encaminhado ao Hospital Municipal em estado grave. Ele não resistiu e acabou morrendo. O caso foi registrado pela PM local e pela Polícia Civil.