Autoridades de saúde do Estado norte-americano de Washington disseram na noite de domingo que um morador de uma casa de repouso morreu depois de contrair o coronavírus, e o governador de Nova York confirmou o primeiro caso da doença em seu Estado, o que prova que o vírus já migrou da Costa Oeste norte-americana.
O coronavírus, que surgiu na China no final do ano passado, está dizimando os mercados globais à medida que se espalha rapidamente pelo mundo. O vírus parece prestes a atingir um pico nos Estados Unidos, em parte por causa de mais exames para confirmar casos.
Ainda na noite de domingo, a Flórida declarou uma emergência de saúde pública ao confirmar seus dois primeiros casos.
Autoridades do governo Trump agiram no domingo para acalmar os nervos e apaziguar o temor de que uma recessão global seja iminente, argumentando que o público e a mídia estão reagindo com exagero e dizendo que as ações se recuperarão porque a economia norte-americana é fundamentalmente forte.
O número total de casos confirmados nos EUA é de mais de 75, e duas mortes foram relatadas, ambas no Estado de Washington. Globalmente, já surgiram mais de 87 mil casos e quase 3 mil mortes em 60 países, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nos EUA, uma série de casos se concentrou em uma casa de repouso próxima de Seattle.
O departamento de saúde pública de Seattle e do condado de King confirmaram na noite de domingo que um homem de cerca de 70 anos que residia na instalação de cuidados de longo prazo LifeCare de Kirkland e tinha coronavírus faleceu no dia anterior.
No sábado, o departamento havia noticiado a primeira morte de um paciente de coronavírus no país, um homem de cerca de 50 anos que estava morando em Kirkland – a mesma cidade onde se localiza a casa de repouso. Seis dos 10 casos confirmados de coronavírus no Estado de Washington são de moradores ou funcionários da LifeCare.
Autoridades estaduais disseram que outros 27 moradores e 25 funcionários da casa de repouso estão relatando sintomas do vírus, que podem se parecer aos de uma gripe comum.
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, confirmou no Twitter o primeiro caso de coronavírus de seu Estado, um mulher de cerca de 30 anos que contraiu a doença durante uma viagem recente ao Irã e hoje está em quarentena domiciliar.
Os mercados de ações despencaram na semana passada, quando um índice de ações globais registrou sua maior queda semanal desde a crise financeira de 2008, e perderam mais de 5 trilhões de dólares em valor em todo o mundo.
REUTERS PF