Na sessão noturna desta terça-feira (6), ocorreu o segundo turno da votação para aprovar a reforma da previdência, no qual a deputada federal Rosa Neide (PT), foi a única parlamentar de Mato Grosso a votar contra. A reforma foi aprovada por 370 votos contra 124.
O texto-base aprovado nesse segundo turno é idêntico ao primeiro votado no dia 10 de julho, onde 379 deputados votaram a favor e 131 contras. Nesta quarta-feira (7), antes de encaminhar o texto para o Senado, os deputados vão avaliar os destaques apontados pelo partido.
Os oito deputados mato-grossenses estavam presentes na sessão e assim como aconteceu no primeiro turno, Carlos Bezerra (MDB), Leonardo Albuquerque (SD), Emanuelzinho (PTB), José Medeiros (Pode), Juarez Costa (MDB), Nelson Barbudo (PSL) e Neri Geller (PP), votaram a favor da reforma.
Já Rosa Neide, seguiu a orientação de seu partido e foi a única do Estado a votar contra a proposta.
A parlamentar afirmou em suas redes sociais que irá dormir com a consciência tranquila e que não está cooperando para que os idosos sejam abandonados.
“Votei não a reforma da Previdência. Não quero idosos abandonados a sorte, quero um paÃs com seguridade social. Durmo com a consciência em paz. Amanhã a luta continua na tentativa de diminuir os impactos cruéis contra nosso povo”, afirmou.
Principal bandeira do Governo de Jair Bolsonaro (PSL) no primeiro semestre, para recuperar o equilÃbrio fiscal das contas públicas, a proposta da reforma estabelece idade mÃnima para os trabalhadores se aposentarem com 65 anos no caso dos homens e 62 anos para mulheres.