A concessão do trecho de 139-km da MT-220 entre Tabaporã e Sinop, e a implantação de 03 praças de pedágio neste trajeto foi tema de discurso da deputada Janaina Riva em sessão na Assembleia Legislativa.
“Quero deixar registrado aqui senhor presidente que temos que começar a discutir a redução de impostos. Eu tenho uma preocupação muito grande por que nós somos o Estado que mais cobra impostos dos nossos cidadãos. O Brasil é o décimo sétimo país que mais cobra impostos dos seus cidadãos e nós não temos ofertado a população qualidade no atendimento pra isso”, disse.
A deputada alertou que é preciso que Mato Grosso faça como o estado de São Paulo, e comece a discutir a redução dos valores de pedágios e chamou a atenção para os preços abusivos dos pedágios cobrados nas rodovias concessionadas no estado.
“Eu estou preocupada, pois na minha região, nós estamos terminando o asfalto da 220 e já vem uma concessão de 3 pedágios de R$ 8.90 cada um por eixo dos veículos. Nós temos bitrens de 9 eixos passando por ali. E nós não temos em Mato Grosso o pedágio do usuário frequente como tem por exemplo em São Paulo, com desconto de até 80%. Então a gente tem que começar a discutir isso, pois estamos inviabilizando a qualidade de vida da população mato-grossense”, finalizou.
A fala da deputada reflete a preocupação dos moradores da região do vale do Arinos e principalmente da classe produtora, que pode ver os fretes encarecer com a implantação de 03 pontos de pedágio no trecho, com possiblidade de aumentar para 04 quando forem concluídos os 65-km que faltam da mesma MT, no trecho entre Novo Paraná em Porto dos Gaúchos e o trevo de Tabaporã.