O governador Mauro Mendes (DEM) disse que “em algum momento” vai retomar a discussão sobre projeto de lei Cota Zero, que proíbe pesca e transporte de peixes dos rios de Mato Grosso por cinco anos, e que pretende reapresentar a proposta retirada de votação na Assembleia Legislativa em março deste ano. O gestor não informou se pretende ceder às pressões dos ribeirinhos em algum aspecto do texto.
“É hora de fazer o que é certo. Ou a gente tem coragem de fazer alguma coisa ou a gente paga um preço muito caro pelas decisões equivocadas. O governo vai voltar com esse tema em algum momento”, garantiu.
Mauro Mendes lembrou que o projeto gerou polêmica e mobilização de políticos e ribeirinhos em grande parte de Mato Grosso, que se posicionaram contrários à proposta. Na opinião do governador, o projeto foi mal compreendido e a discussão precisa ser retomada para salvar a pesca no estado.
“O peixe está acabando no Rio Cuiabá, no Pantanal praticamente não tem mais peixe. O que algumas pessoas defendem é que vá pescando de qualquer jeito até acabar tudo. Eu lamento profundamente. Acho que temos que tomar medidas antes que o pior aconteça. Não há um ser humano que conheça o Rio Cuiabá, o Pantanal ou qualquer outro rio de Mato Grosso, que não dê o testemunho de que ao longo dos anos vem diminuindo [a quantidade de peixes]. É muito recorrente o relato de pessoas que vão para o rio pescar e voltam sem pegar, absolutamente, nada”, completou.