Dos 88 prefeitos que tentaram a reeleição nos municípios de Mato Grosso, 54 saíram vitoriosos no pleito. O levantamento foi feito pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e divulgado nesta segunda-feira (16).
Dos reeleitos, 15 são mulheres e 10 são ex-prefeitos. Os dados são baseados em informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral(TSE), após o primeiro turno das eleições realizadas nesse domingo (15).
Entre as prefeitas eleitas, algumas tiveram votação expressiva, com destaque para Carmem Martines, reeleita em Carlinda, com 90,16% dos votos válidos e Marilza de Oliveira, reeleita em Nova Brasilândia com 73,63% dos votos.
Já entre os prefeitos, Leonardo Bortolin de Primavera do Leste que obteve 89,04%, Carlos Sirena em Juara com percentual de 88,42% além de Silvano Neves em Novo Horizonte do Norte e Sirineu Moleta em Tabaorã.
Candidatura única
Nos municípios que tiveram candidatura única, os prefeitos de Porto Alegre do Norte, Daniel do Lago, Marcelândia, Celso Luiz Padovani, Ponte Branca, Clenei Parreira da Silva e de União do Sul, Claudiomiro Jacinto de Queiroz, tiveram 100% dos votos válidos nesta eleição.
Dos ex-prefeitos que retornarão ao cargo em 2021, Nelson Orlato, de Pedra Preta, já foi prefeito do município na década de 1980.
O levantamento realizado pela AMM demonstra, ainda, o mapa dos partidos eleitos para comandar as prefeituras a partir de 2021.
Partidos políticos
O DEM foi a sigla que mais elegeu prefeitos em Mato Grosso, somando 25 gestores, seguido pelo MDB, com 22.
Na sequência aparecem PSB (13), PSDB (11), PSD (10), PP (9). PDT, PL e Solidariedade somam oito prefeitos cada um.
Republicanos (5), Podemos (5), Patriota (4) e PSL (4), PTB (2) e PSC (2), PT (1), PRTB (1), PROS (1) e Cidadania (1).