O coronel Wesney de Castro Sodré assume na noite desta sexta-feira (04.10), as 19h, no Centro de Evento Governador Dante de Oliveira, o 3º Comando Regional da PolÃcia Militar de Sinop, em substituição ao coronel Valter Luiz Razera.
Sodré deixou na semana passada, a pedido, o Comando Geral Adjunto da PM, função que exercia desde o inÃcio do ano. No 3º CR ele estará à frente das ações da PolÃcia Militar em Sinop e outros oito municÃpios (Sorriso, Vera, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem. União do Sul, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte).
O novo comandante tem 44 anos, dos quais 24 no exercÃcio da carreira militar. Além do Curso de Formação de Oficial (CFO), fez Especialização em diversas áreas, entre as quais Gestão da Segurança Pública e Gestão e Tecnologia Educacional e o Curso Superior de PolÃcia com ênfase em Estudo de Comando e Estado Maior.
Entre os cargos que já exerceu, Wesney Sodré foi secretário-chefe da Casa Militar entre junho de 2017 e dezembro de 2018, e comandou o 7º Comando Regional da PM, com sede em Tangará da Serra (239 km de Cuiabá).
Já o coronel Razera está deixando o comando do 3º CR após quatro anos e cinco meses. Antes, por mais de um ano, já havia exercido a função de comandante-adjunto.
Nesse perÃodo, além da redução dos Ãndices de roubos em 40%, como apontam as estatÃsticas deste ano em relação ao ano passado, as ações sob o comando do coronel Razera incluem a criação do Comando de Ação Rápida (CAR) e da Companhia de Força Tática de Sorriso(antes havia somente em Sinop).
Em seu comando, Razera fortaleceu a repressão à violência na região, especialmente o tráfico de droga, atuando de maneira integrada com a PolÃcia Judiciária Civil, PolÃcia Federal e PolÃcia Rodoviária Federal. Razera está indo para a reserva remunerada (equivalente a aposentadoria para os civis).