O Sindicato Rural de Porto dos Gaúchos realizou no último dia 03 de maio/2019, uma assembleia geral com a presença de membros da diretoria e associados, para aprovar uma homenagem ao ex-presidente Romeu Fontanelle Filho, falecido em 24 de novembro de 2018.
Na assembleia, foi aprovado por unanimidade pelos presentes a denominação do recinto, que passa a se chamar Parque de Exposição Romeu Fontanelle Filho.
A justa homenagem da atual diretoria, se dá a Romeu que foi o principal propulsor para que o atual parque de exposição fosse construÃdo, em tempo recorde em 2003, quando recebeu a realização da 3ª Expoporto sendo a primeira festa no local.
Romeu presidiu então a entidade, que realizava a festa de exposição, que na época se chamava Associação de Criadores de Porto dos Gaúchos – Acriporto, de 2003 a 2006, estando a frente da associação na realização de outras exposições e realizando melhorias e adequações no parque, que, com a extinção da Acriporto, atualmente pertence ao Sindicato Rural – Sindporto.
O homenageado com o nome do Parque de Exposições, Romeu Fontanelle Filho, era gaúcho de Carazinho – RS, e residia em Porto dos Gaúchos desde 1983, onde sempre desenvolveu atividades na pecuária e no comercio no ramo de materiais de construção.
“Achamos justa esta homenagem do Sindicato Rural ao Empresário e Produtor Rural Romeu Fontanelle Filho que foi, além de membro 2º Tesoureiro da 1ª Diretoria do Sindporto no Triênio 2015/2018 e era 1º Tesoureiro nesta 2ª Diretoria em andamento. Romeu foi também um dos maiores interessados em transformar a Acriporto em Sindicato Rural, quando iniciou trâmites documentais junto a Famato em 2004, ainda durante sua gestão de presidente da Acriporto. Nada mais justo do que eternizar sua memória, dando ao parque de exposição o nome de seu criador, que foi nosso amigo Romeu Fontanelleâ€, destacou o presidente do Sindicato Rural, Milton Carlos Zolin.