Com o objetivo de debater e avaliar a situação de saúde mental no município, o prefeito Vanderlei de Abreu convoca através do decreto 148/2021 a realização da I Conferência Municipal de Saúde Mental de Porto dos Gaúchos, a realizar-se, próximo dia 07 de dezembro.
O tema será “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Os eixos de discussão do evento serão; Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e os Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
A Conferência será presidida pelo (a) Presidente do Conselho Municipal de Saúde.
A realização da etapa estadual correrá de 03 a 05 de fevereiro de 2022. Já a Conferência Nacional de Saúde Mental acontecerá em maio de 2022 e terá como eixo central: “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”.
Porto Noticias