Em entrevista concedida a TV Porto na quinta-feira (23 de abril), o prefeito de Porto dos Gaúchos Baxinho Piovesan reforçou a importância da população continuar tomando os devidos cuidados para evitar a propagação do coronavirus (covid-19).
Durante a entrevista que pode ser ouvida a seguir, o prefeito relatou que o município já possui alguns quites para teste rápido de diagnostico do coronavirus, e inclusive já foi usado em um paciente que chegou com suspeita de covid no hospital municipal, e graças a testagem rápida o caso foi imediatamente descartado.
O gestor alertou que o município vai seguir o decreto do governo do estado quanto a obrigatoriedade do uso de mascaras, e incentivou os comércios de outros gêneros além de farmácias, adquirirem mascaras para comercialização, facilitando o acesso para a população.
Baxinho alertou para a situação financeira do município, que devido a pandemia do coronavirus a arrecadação caiu a nível de Brasil, estado e município, e o reflexo já é sentido no caixa da prefeitura – “Ainda não fechamos abril, mas é praticamente certo que Porto dos Gaúchos deixou de arrecadar em torno de 700 mil reais com essa ‘paradeira’, e isso é muito preocupante”.
No entanto o gestor disse que está realizando os ajustes necessárias para que medidas mais drásticas não precisem ser tomadas por hora; “Não queremos prejudicar ninguém, ou mesmo ter que demitir. A secretaria de finanças está fazendo todos os cálculos para que possamos continuar cuidando do social e das pessoas”, disse.
A recomendação principal do chefe do executivo foi para que toda população tome todos os devidos cuidados, sigam as orientações como uso de mascaras, higienização das mãos e manterem certo distanciamento, “O povo está cuidando, mas peço que cuidem mais, pois vemos muitas situações que poderiam ser evitadas e que não está sendo. Imagina se estivéssemos anunciando um caso confirmado de coronavirus em nosso município? Seria um caos, a cidade iria parar de novo, e não estamos livres disso acontecer…por isso peço que todos tomem muito cuidado, principalmente os agricultores que recebem vendedores de vários lugares do estado para comercializar produtos, insumos, e são pessoas de fora que irão trazer, por que aqui dentro não tem, e uma hora vai acontecer, se não tiver uma vacina antes, uma hora vai chegar infelizmente, mas vamos tentar evitar essa hora de chegar, e pra evitar é só cada um tomando os devidos cuidados. Não estou pedindo pra parar de comprar, de produzir, de sair de casa, mas para cuidarem o máximo possível, evitando receber gente de fora, e usando mais os canais via internet”, orientou Piovesan.