Com base no decreto publicado pelo governo do Estado, com medidas para o enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19), a prefeitura de Porto dos Gaúchos vai publicar decreto municipal com medidas específicas para o enfrentamento da doença.
Entre as medias adotadas no decreto publicado pelo governo do estado estão a suspensão das aulas da rede estadual, municipal e do ensino superior do estado e o cancelamento de eventos com público maior de 200 pessoas.
Com casos suspeitos na região, como em Juara e Juína, os gestores municipais e de saúde dos municípios do vale do Arinos se reuniram esta semana para avaliar as medidas que serão tomadas, e definiram estratégias para prevenir a transmissão do vírus, assim como para fortalecer a rede de saúde básica para identificar possíveis casos que por ventura vierem a surgir.
Entre as medidas que de antemão foram anunciadas pelo prefeito do município, Baxinho Piovesan em entrevista na TV local, estão orientação para que a população evite aglomeração, como em festas e na praça da cidade e suspenção de atividades direcionadas a idosos e crianças. Eventos públicos também estão suspensos.
Na área da saúde, estão suspensos até segunda ordem agendamento de consultas, consultas de rotina e a realização de exames, raio-x, e encaminhamentos de saúde para outros municípios somente serão feitos em casos de extrema urgência.
As coletas de preventivos, visitas domiciliares da equipe de saúde e exames de eletrocardiograma também estão na lista dos itens que só serão atendidos em casos urgentes.
As medidas impostas pelo poder executivo constarão no decreto a ser publicado, conforme orientação estadual e de organizações de saúde.
O vírus é transmitido pela saliva e outros fluidos corporais, por isso é importante manter uma distância mínima ao conversar, usar lenços descartáveis e reforçar as ações de higiene.