O ex-presidente da Assembleia Legislativa José Riva estaria tentando fechar acordo de colaboração premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR), de acordo com a coluna do jornalista Lauro Jardim, d’O Globo. Os casos de corrupção envolveriam membros do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que têm foro no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Riva ficou conhecido nacionalmente por ser “o maior ficha-suja do país”, chegando a responder a mais de 100 processos e inquéritos por desvios de recursos públicos, lavagem de dinheiro e outros crimes. De acordo com o jornal, o ex-deputado teria procurado a PGR por meio de seus advogados para ofecerer uma proposta de delação.
Esta seria a segunda colaboração premiada fechada por ele. Em fevereiro deste ano, o próprio Tribunal de Justiça homologou o acordo assinado por Riva com o Ministério Público Estadual (MPE) no qual o ex-deputado confirmou diversos esquemas na Assembleia e também delatou, pelo menos, um juiz de 1ª instância.
“O filé mignon do seu cardápio de acusações são episódios protagonizados por desembargadores do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, justamente a corte com quem ele já fechou uma delação, em fevereiro deste ano”, diz a coluna d’O Globo.