A Secretaria Municipal de Saúde de Porto dos Gaúchos informa novas medidas para tratamento do coronavirus, covid-19, e normas mais rígidas para evitar a disseminação do vírus.
Conforme a secretaria de Saúde Marciele Zandonadi, as medidas são focadas na busca de um diagnóstico rápido, e também em buscar em imediato os contatos destes casos positivos, evitando a propagação.
“Nosso intuito é estabelecer um fluxo nas unidades de saúde que possam atender da melhor maneira essas pessoas que testam positivo, bem como as que tiveram contato com elas. Temos um protocolo municipal de tratamento para covid 19, que está sendo utilizado pelos nossos médicos conforme a avaliação e necessidade de cada caso. Estamos procurando conscientizar a população, buscando a união entre todos para que entendam que estamos passando por um momento difícil na saúde pública municipal, estadual e nacional” reforça a secretária.
Marciele faz apelo para que todos foquem a atenção nos cuidados com as pessoas idosas e também com aquelas que tem algum tipo de doença já instalada, que são os que tem maior probabilidade de desenvolver o vírus mais agressivamente, porem alerta que qualquer pessoa mesmo não sendo idosa ou ter comorbidades, também pode ter complicações, e alertou para o fato de muitos ainda estarem banalizando a doença.
“Temos que tirar da consciência que a doença só acontece com o outro, pois ela pode bater na nossa porta e podemos chorar com isso. Este é um momento delicado, e que precisamos manter a calma e serenidade e cada um fazer a sua parte da melhor maneira possível, que com certeza venceremos essa batalha sem perder nenhuma pessoa do nosso convívio e da nossa população”, ressalta.
ENTRE AS NOVAS MEDIDAS ADOTADAS ESTÃO
Criação de 03 equipes para apoio aos pacientes de covid isolados e monitorados
1ª Equipe do monitoramento, que busca a rede de contatos em imediato, faz contato e monitora diariamente as pessoas, se apresentam sintomas, agendam consultas, orientam, etc.
2ª Equipe dos termos de isolamento, que entregam os termos de isolamento aos pacientes que ficam isolados.
3ª Equipe Vigilante, que é uma equipe que vai cuidar das pessoas isoladas, se estão realmente cumprindo o isolamento, caso não estejam será acionado o Ministério Público.
Estas equipes são coordenadas pela Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária.
Os atendimentos nas unidades de saúde passaram a ter um horário específico para atender os assintomáticos respiratórios, estabelecidos das 13hs às 15hs. O agendamento deve ser realizado por telefone.
Outra medida importante implantada pela secretaria Municipal de Saúde é a realização de telemedicina das 15hs às 17hs, quando os médicos atendem os pacientes de covid sem contato presencial, e tiram dúvidas e dão orientações aos que estão em tratamento e isolados em casa.