A pedido da vereadora Luciane Bündchen (DEM), que protocolou pessoalmente em 22 de janeiro com o deputado estadual Dilmar Dal Bosco em Cuiabá, oficio solicitado que o mesmo intercedesse junto ao governo do estado e ao secretário estadual de Segurança Pública, sobre a necessidade de manter a Cadeia Pública de Porto dos Gaúchos, o deputado levou ao governo a preocupação da vereadora, e obteve resposta positiva.
Na cobrança feita ao governo, Dilmar salientou que a manutenção da cadeia no município traz vantagens, sendo que a permanência dos servidores movimenta e aquece a economia local, e as atividades realizadas pelos detentos geram benefícios ao município.
Em resposta, o governo do estado através da Secretaria de Estado de Segurança Pública- SESP, em ofício assinado pelo secretário Alexandre Bustamante dos Santos, informou que atualmente não existe estudo ou processo de viabilidade em tramite em relação a desativação da Cadeia Pública de Porto dos Gaúchos.
A resposta da SESP frisa que no momento o que existe é apenas um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, assinado por diversos órgãos e pelo poder executivo estadual prevendo a otimização de recursos públicos, bem como a melhoria da eficiência nos serviços prestados pelas pequenas unidades prisionais de MT com capacidade inferior a 70 vagas.
Desta forma, a vereadora Luciane Bündchen comemora a permanência da Cadeia em Porto dos Gaúchos, pelo menos por enquanto. “Agradeço ao deputado Dilmar por dar voz junto ao governo do estado quanto a minha reivindicação feita diretamente a ele. Também fiz o mesmo pedido ao deputado estadual Eduardo Botelho, e ao senador Jaime Campos, todos do meu partido para que também ajudem a interceder junto ao governo pela permanência da Cadeia Pública em nosso município, e vamos continuar lutando para isso”, ressaltou a parlamentar.
Veja o ofício encaminhado pela SESP
Veja ofício encaminhado pelo deputado Dilmar a SESP
Veja ofício encaminhado pela vereadora Luciane