Home Brasil Governo bate recorde de liberação de agrotóxicos em 10 anos. Mais 51 nesta segunda dia 22

Governo bate recorde de liberação de agrotóxicos em 10 anos. Mais 51 nesta segunda dia 22

3 min ler
0

O Ministério da Agricultura aprovou nesta 2ª feira (22.jul.2019) o registro de 51 novos pesticidas, totalizando 262 de janeiro a julho. É o maior número para o período nos últimos 10 anos.

Até julho de 2018 –ano em que foi registrado recorde de autorizações–, 239 agrotóxicos haviam sido liberados.

Segundo o ministério, 44 dos novos produtos liberados nesta 2ª são genéricos. Ou seja, produtos equivalentes de princípios ativos já autorizados no país.

O órgão afirma que a aprovação de novos pesticidas tem como objetivo “disponibilizar alternativas de controle mais eficientes e com menor impacto ao meio ambiente e à saúde humana. Já a aprovação de produtos genéricos é para promover a concorrência no mercado de defensivos, o que faz cair o custo de produção”.

O ministério afirma ainda que, mesmo com aumento do registro de defensivos agrícolas, a venda desses produtos caiu nos últimos anos.

“O fato de haver mais marcas disponíveis no mercado não significa que vai aumentar o uso de defensivos no campo. O que determina o consumo é a existência ou não de pragas, doenças e plantas daninhas. Os agricultores querem usar cada vez menos em suas plantações, pois os defensivos são caros e representam 30% do custo de produção”, afirma o órgão.

Já ONGs que defendem a preservação do meio ambiente, como o Greenpeace, alegam que o governo quer “envenenar” o Brasil.

Processo de registro de agrotóxicos
Para serem registrados, os pesticidas devem ser avaliados e aprovados pelo Ministério da Agricultura quanto à eficiência agronômica, pela Anvisa quanto ao impacto para a saúde humana e pelo Ibama quanto aos impactos ao meio ambiente.

De acordo com o ministério, há mais de 2.000 produtos na fila para serem avaliados e o prazo legal para a liberação é de 4 meses. No entanto, há produtos que estão na fila há mais de 8 anos.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…