Home Estaduais Mato-grossense que chegou da Itália com suspeita de coronavírus está em quarentena; quadro de saúde piora

Mato-grossense que chegou da Itália com suspeita de coronavírus está em quarentena; quadro de saúde piora

6 min ler
0

Morador de Alto Taquari (479 km ao sul de Cuiabá) com suspeita de coronavírus está em quarentena, em casa, e é acompanhado por equipe da secretaria municipal de Saúde. Apesar da Secretaria de Estado de Saúde (SES) tratar o caso como rumores, informações são que o quadro de saúde paciente apresentou piora de ontem, quando procurou atendimento médico pela primeira vez, na manhã desta quarta-feira (27).

O homem, de 33 anos, esteve na Itália, onde já foram confirmadas 12 mortes e onde o primeiro brasileiro com resultado positivo para coronavírus também esteve.

O técnico-administrativo de Alto Taquari retornou ao Brasil no dia 23, desembarcando em São Paulo. Pelos sintomas, um amigo já teria comentado que ele poderia estar com o novo vírus. Entretanto, ele só procurou atendimento médico na tarde de ontem, quando já estava em sua cidade.

De acordo com informações, o homem chegou no Programa de Saúde da Família, do bairro 13 Pontos, com tosse, sintomas de gripe e relatou que já tinha tinha febre. Após ser atendido pela médica, a equipe do PSF informou a secretaria municipal de Saúde imediatamente e foi decidido pelo isolamento do paciente na casa dele.

Já foi colhido sangue do técnico-administrativo e os primeiros resultados ainda são aguardados.

Primeiro caso

O Brasil confirmou o primeiro caso de coronavírus e ampliou as recomendações sobre os cuidados. O paciente tem 61 anos, viajou para a Itália, e foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, na segunda-feira (24), onde foram realizados os exames que apontaram para a infecção do novo vírus. Agora é aguardada a contraprova, que é o resultado dos exames pelo laboratório de referência nacional, o Instituto Adolfo Lutz.

No Brasil, são 20 casos suspeitos da doença assim espalhados: Paraíba (1), Pernambuco (1), Espiríto Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2) e Santa Catarina (2) e São Paulo (11). Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados. Esses números são desta quarta-feira. Hoje os dados ainda serão atualizados.

Em Mato Grosso, até o momento, não houve o registro de nenhum caso suspeito de contaminação pelo novo coronavírus. Um caso em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), não chegou a ser considerado suspeito pela saúde porque não apresentava os sintomas da doença.

Os principais sintomas são febre, tosse seca, dor de garganta e coriza.

Nota do Estado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do Centro de Operações em Emergência a Saúde Pública para o COVID-19, informa que está monitorando os rumores acerca de suspeitos de contaminação da doença em Mato Grosso.  E ressalta que, imediatamente, tem acionado os serviços de saúde local para esclarecimento e tomada de medidas.

A SES informa ainda que todos os casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso foram verificados e, até o momento, nenhum foi enquadrado nas definições preconizadas pelo Ministério da Saúde.

O órgão estadual ressalta que o site da SES e do Ministério da Saúde dispõem de dados acerca do coronavírus e que estas são as informações oficiais.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…