Morador de Alto Taquari (479 km ao sul de Cuiabá) com suspeita de coronavírus está em quarentena, em casa, e é acompanhado por equipe da secretaria municipal de Saúde. Apesar da Secretaria de Estado de Saúde (SES) tratar o caso como rumores, informações são que o quadro de saúde paciente apresentou piora de ontem, quando procurou atendimento médico pela primeira vez, na manhã desta quarta-feira (27).
O homem, de 33 anos, esteve na Itália, onde já foram confirmadas 12 mortes e onde o primeiro brasileiro com resultado positivo para coronavírus também esteve.
O técnico-administrativo de Alto Taquari retornou ao Brasil no dia 23, desembarcando em São Paulo. Pelos sintomas, um amigo já teria comentado que ele poderia estar com o novo vírus. Entretanto, ele só procurou atendimento médico na tarde de ontem, quando já estava em sua cidade.
De acordo com informações, o homem chegou no Programa de Saúde da Família, do bairro 13 Pontos, com tosse, sintomas de gripe e relatou que já tinha tinha febre. Após ser atendido pela médica, a equipe do PSF informou a secretaria municipal de Saúde imediatamente e foi decidido pelo isolamento do paciente na casa dele.
Já foi colhido sangue do técnico-administrativo e os primeiros resultados ainda são aguardados.
Primeiro caso
O Brasil confirmou o primeiro caso de coronavírus e ampliou as recomendações sobre os cuidados. O paciente tem 61 anos, viajou para a Itália, e foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, na segunda-feira (24), onde foram realizados os exames que apontaram para a infecção do novo vírus. Agora é aguardada a contraprova, que é o resultado dos exames pelo laboratório de referência nacional, o Instituto Adolfo Lutz.
No Brasil, são 20 casos suspeitos da doença assim espalhados: Paraíba (1), Pernambuco (1), Espiríto Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2) e Santa Catarina (2) e São Paulo (11). Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados. Esses números são desta quarta-feira. Hoje os dados ainda serão atualizados.
Em Mato Grosso, até o momento, não houve o registro de nenhum caso suspeito de contaminação pelo novo coronavírus. Um caso em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), não chegou a ser considerado suspeito pela saúde porque não apresentava os sintomas da doença.
Os principais sintomas são febre, tosse seca, dor de garganta e coriza.
Nota do Estado
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do Centro de Operações em Emergência a Saúde Pública para o COVID-19, informa que está monitorando os rumores acerca de suspeitos de contaminação da doença em Mato Grosso. E ressalta que, imediatamente, tem acionado os serviços de saúde local para esclarecimento e tomada de medidas.
A SES informa ainda que todos os casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso foram verificados e, até o momento, nenhum foi enquadrado nas definições preconizadas pelo Ministério da Saúde.
O órgão estadual ressalta que o site da SES e do Ministério da Saúde dispõem de dados acerca do coronavírus e que estas são as informações oficiais.