Com a mãe debilitada por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e um irmão com paralisia cerebral, Ana Claudia Silva Peduare pede ajuda para os cuidados com os familiares. Com urgência, ela precisa de leite especial, sonda e geriátricas. Além da mãe e do irmão, Ana divide a casa com o marido e 3 filhos.
Ana conta que em fevereiro a mãe, Hosana Silva, 71, sofreu o terceiro AVC. Ela não anda e só se alimenta por sonda. Como perdeu muito peso e foi diagnosticada desnutrição, a idoso precisa ingerir leite Nutri Enteral 1,5, da marca Nutrimed. Além disso, ela só consome água. O litro do leite custa R$ 35. A sonda que a mulher usa deve ser trocada a cada 24 horas, assim como as demais partes que compõe do sistema de alimentação.
“A gente não tem condição de comprar o leite a sonda. Meu marido e eu não estamos trabalhando porque precisamos cuidar deles”, conta a mulher.
O irmão, Douglas Silva Peruare, 35, tem paralisia cerebral desde os 8 anos e também depende do casal para as atividades diárias. “Eu não consigo com eles, então meu marido que os carrega”, relata.
Toda a família sobrevive com um salários, que é o da idosa, que recebe aposentadoria por viúves. O irmão recebia auxílio da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), mas a ajuda foi cortada.
Quem puder ajudar a família de alguma forma, deve entrar em contato com Ana, pelo telefone (65) 9 9292 8366.