O empresário e morador da cidade de Tabaporã (90-km de Porto dos Gaúchos) Adonias Correia Santana, 44 anos, que viralizou nas redes sociais e virou notícias em diversos veículos de comunicação de Mato Grosso, e até em nível nacional após agredir o pedinte Anderson Luís da Silva Zahn de 25 anos, em Sinop será processado após a vítima ter registrado um boletim de ocorrência.
No vídeo, Adonias que é empresário do ramo madeireiro em Tabaporã e é conhecido como “Tiririca”, aparece batendo na cara do pedinte em uma rua de Sinop.
O vídeo viralizou na quinta-feira (09 de abril/2020), e após publicação no Porto Noticias, diversos sites do estado também repercutiram o caso que gerou revolta nas redes sociais, motivando uma serie de comentários ofensivos contra o empresário. Só na página do facebook do site, houveram mais de mil compartilhamentos em um dia.
Na gravação, feita com um celular por outro empresário, identificado como sendo Hildebrando José Pais dos Santos, morador da cidade de Sinop, Adonias aparece chamando voluntariamente o homem que seria um pedinte na rua, e após ganhar a confiança dele, lhe dando uma nota de R$ 20,00 (vinte reais), o pega desprevenido e o esbofeteia na cara, e o chama de vagabundo e FDP.
A agressão acontece quando o motorista fala para Adonias dar mais cinquenta ao homem, e quando o pedinte se aproxima, o empresário se levanta do carro e acerta um tapa em cheio no rosto do homem que é pego de surpresa.
Após a repercussão do vídeo, o homem agredido foi identificado, ganhou apoio do advogado Rogério Pereira e registrou um boletim de ocorrência em uma delegacia em Sinop, e os dois empresários irão responder pelos crimes de injúria mediante preconceito, constrangimento ilegal e lesão corporal.
No depoimento à Polícia, Anderson Luís da Silva Zahn narrou que é morador de rua e na data do fato, (quinta-feira dia 09 de abril) estava com uma placa com os seguintes dizeres ” tô com fome você pode me ajudar?’ no cruzamento da av. das Tarumãs com av. das Sibipirunas, momento em que foi abordado por um carro que possuía dois ocupantes, e pediram para ele ir mais para a frente para conversarem. O passageiro lhe entregou o valor de R$ 20,00 reais, e o condutor falou que era para dar mais dinheiro, momento que ele percebeu que estava sendo filmada através do aparelho celular do condutor do veículo. Ao se aproximar do veículo para pegar o restante do dinheiro o passageiro do veículo desferiu um tapa em seu rosto, lhe xingou, e disse vai trabalhar vagabundo, além de perguntar se queria mais um tapa. Os suspeitos estavam em uma caminhonete Hilux cor branca.
Procurado pela reportagem do Porto Notícias, para dar sua versão sobre o episódio, Adonias preferiu não se manifestar, e disse que iria pedir para seu advogado entrar em contato com a reportagem, porem até o fechamento desta matéria o contato ainda não havia sido feito.
Em um áudio que vem sendo divulgado nas redes sociais, e que é atribuído a Adonias, ele diz que não imaginava que o ato teria toda essa repercussão, e diz que quem o conhece sabe que ele não nega um prato de comida para quem precisa – “Mas esse cara é um pilantra. Ele vive de pegar dinheiro das pessoas, de aposentadas, mulheres. Ele tem 20 anos, tem toda força para trabalhar, mas vive de pedir dinheiro”, diz em um trecho do áudio.
Adonias que fazia parte da cúpula do partido do PSL no município de Tabaporã, teve a confirmação de sua expulsão nesta sexta-feira dia 10 de abril pela diretoria executiva do partido, presidida pelo produtor rural Haroldo Borchardt.