Home Política Caso eleição seja adiada, Câmaras Municipais terão mais uma eleição de Mesa Diretora

Caso eleição seja adiada, Câmaras Municipais terão mais uma eleição de Mesa Diretora

2 min ler
0

Caso as eleições municipais de outubro deste ano não for realizada em 2020, as Câmaras Municipais terão que promover eleição para escolha de uma nova Mesa Diretora, uma vez que o biênio atual se encerra em 31 de dezembro deste ano.

O entendimento é do advogado Lenine Póvoas, vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT).

”A questão duvidosa seria se os mandatos de prefeitos e vereadores fossem prorrogados por poucos dias apenas por impossibilidade de realizar as eleições em 2020. Neste caso, quanto aos presidente de Câmara, deverá ter nova eleição para a mesa em janeiro”, disse o jurista.

O mandato de prefeito e vereadores de todo o país encerra neste ano. No entanto, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), existe a possibilidade de o pleito não ser realizado na data prevista.

Está tramitando no Congresso Nacional, inclusive, vários projetos de lei que preveem a unificação das eleições. Uma das propostas, inclusive, foi apresentada pelo senador por Mato Grosso Wellington Fagundes (PL).

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada por ele que prevê o adiamento da eleição municipal para 2022, com o intuito de unificar os pleitos o que resultaria em estender os mandatos de prefeitos para seis anos.

Para Lenine, entretanto, essa medida é inconstitucional e não pode ser aplicada mesmo que seja aprovada. “Esses projetos são flagrantemente inconstitucionais. A prorrogação poderia ocorrer em pleitos futuros. Mas prorrogar um mandato em curso é ilegal”, finalizou.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…