Em pré-campanha, divulgando sua candidatura para presidir a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), o produtor rural Marcos da Rosa visitou Porto dos Gaúchos no último sábado (26 de setembro/20), e se reuniu com a diretoria do Sindicato Rural (Sindporto), e com produtores rurais.
A visita para dialogar com a classe setor produtivo foi no Sindicato Rural. O também produtor rural Vilmondes Tomain, diretor financeiro da Famato, e que integra a chapa de Marcos da Rosa também esteve presente.
Marcos da Rosa que é de Canarana, é uma das lideranças do setor produtivo no estado e atua com frequência em Brasília junto ao Instituto Pensar Agro (IPA), que presta suporte técnico à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Durante a conversa com os produtores, Da Rosa disse que se eleito for, vai mudar a forma de relacionamento que a entidade vem tendo hoje com órgãos governamentais, e criticou a falta de diálogo da atual diretoria da Aprosoja, que sempre prefere partir para o enfrentamento, o que tem causado inclusive tomada de processos contra a entidade, que futuramente pode até ter bens bloqueados.
Marcos da Rosa defendeu a retomada do diálogo da diretoria da entidade com os associados o que, segundo ele também não vem ocorrendo sob o comando de Antônio Galvan. “Também viemos mostrar o valor e a necessidade que tem a Aprosoja para a classe produtora, além de trazer meu nome e as propostas da nossa chapa se formos eleitos na oposição da atual diretoria, uma vez que boa parte dos produtores estão insatisfeitos com a forma que a entidade vem sendo conduzida”, destacou.
Vilmondes Tomain destacou a necessidade de mudança na Aprosoja; “Marcos foi presidente da Aprosoja Brasil e mostrou um bom trabalho, e nós como produtores vemos essa necessidade de mudança. Sou da mesma região dele no Araguaia, conheço a pessoa dele, é dedicado no que faz, tem compromisso no que está reivindicando, e neste momento é junto ao setor mais importante do estado que é da produção de grãos, e vejo nele o ponto de equilíbrio pra poder governar a entidade representando todos os produtores de Mato Grosso”
Marcos da Rosa e Vilmondes foram recebidos pela diretoria do Sindporto. O presidente Milton Carapó, lamentou a falta de engajamento da classe produtora no evento, e ressaltou a importância do município ter representatividade da Arposoja. “Pena não termos a presença de mais produtores, pois entendemos que a classe tem que se organizar, por que as “bordoadas” vem. Hoje já somos representantes da Famato, através do Sindicato Rural, e estamos pleiteando um núcleo definitivo da Aprosoja para Porto dos Gaúchos, por que por enquanto estamos agregados ao núcleo de Tapurah. Já temos 120 produtores filiados e agora é só seguir os tramites normais pra trazer o núcleo em definitivo”, disse Carapó.
Presente no encontro, Orivaldo Bezerra, que faz parte da diretoria do Sindicato Rural e pleiteia ser um dos delegados da Aprosoja representando Porto dos Gaúchos, também destacou a importância da entidade em defesa dos produtores de grãos de Mato Grosso.
Eleição na Aprosoja
O processo eleitoral de 2020 elegerá delegados e a nova diretoria para o triênio 2021-2023. A eleição será realizada no dia 09 de novembro. Os 25 núcleos da Aprosoja se tornarão local de votação, bem como a sede da entidade, em Cuiabá.