Composto por 04 municípios, sendo Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Juara, o consorcio de Saúde do Vale do Arinos-CISVA, pode diminuir e passar a ser composto por somente 03 municípios.
É que o poder executivo e a câmara de vereadores de Tabaporã trabalham para deixar de integrar o consórcio. A ambição das autoridades tabaporaenses é passar a fazer parte do consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires, o que proporcionaria a população de Tabaporã ter a disposição uma ampliação de consultas, exames e especialidades médicas, além de contar com suporte de internação em hospitais regionais em Sinop e Sorriso, coisa que o consórcio do Vale do Arinos não oferece.
Em audiência com o vice-governador Otaviano Pivetta na semana passada, o prefeito Sirineu pediu apoio sobre essa possível mudança do consórcio municipal de saúde, justificando a questão logística. “Várias especialidades não temos no consórcio sediado em Juara, o que nos obriga a levar dezenas de pacientes para Cuiabá, sem contar que agora todo trajeto de Tabaporã a Sinop é asfaltada e isso geraria mais economia para o município em todos os aspectos”, ressalta o prefeito.
15 municípios já integram o consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires sendo; Sinop, Sorriso, Claudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmen, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, União do Sul e Vera.
Com o aval do prefeito Sirineu Moleta e da secretária de Saúde de Tabaporã, os vereadores também trabalham para construir politicamente as ações necessárias para que a migração se torne realidade.