A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou, nesta terça-feira (27.02), o resultado preliminar da seleção dos 100 estudantes que irão participar da segunda edição do programa de Intercâmbio MT no Mundo. Eles vão vivenciar um intercâmbio de 21 dias na Inglaterra, em data que ainda será definida pela Seduc e pelos parceiros. Confira a lista completa AQUI.
A única pré selecionada de Porto dos Gaúchos que aparece na lista é a aluna Flávia Alves da Silva, da escola estadual José Cleto Giehl em Novo Paraná. Já Juara emplacou seis alunos na pré seleção, ambos da Escola Estadual Militar Tiradentes Cabo PM Israel Prado de Almeida.
O estudante que quiser recorrer do resultado tem os dias 28 e 29 de fevereiro para formalizar o pedido. A lista com os nomes definitivos será divulgada no dia 12 de março.
Foram selecionados 50 estudantes da rede estadual de ensino que obtiveram as melhores médias na avaliação de saída de 2023 e outros 50 estudantes que conseguiram os melhores desempenhos na plataforma Mais Inglês e que apresentaram, no mínimo, quatro certificados mais avançados de níveis diferentes do curso de inglês, entre os 16 disponíveis no sistema.
Também foram requisitos para a seleção apresentar frequência mínima escolar de 85%, estar regularmente matriculados no Ensino Médio ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2024, ter pelo menos 14 anos no momento do embarque e não ter recebido nenhuma sanção de conduta disciplinar durante o ano letivo de 2023.
Durante a estadia, cada estudante receberá ajuda de custo semanal no valor de 250 libras esterlinas. Além disso, o Estado vai custear toda a documentação necessária para a viagem, as passagens aéreas e a hospedagem.
Em 2023, os estudantes que participaram da 1ª edição foram divididos em grupos nas cidades de Brighton, Bournemouth, Oxford, Worthing, Eastbourne e Cambridge. No entanto, o programa poderá incluir outras cidades no roteiro.
“Neste ano, assim como na edição anterior, os estudantes terão a oportunidade de participar de um curso de inglês com 30 aulas semanais de 40 minutos cada, de acordo com o nível de proficiência linguística”, explica o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Ele avalia que a experiência proporciona aos participantes um aprimoramento significativo no domínio do idioma, além de ampliar as oportunidades de integração em um mercado de trabalho global.
“Além da prática educacional, nossos estudantes também farão uma imersão cultural em visitas a museus, locais históricos e rodas de conversas com estudantes ingleses”, acrescenta o secretário.
Alan Porto lembra que o programa de intercâmbio MT no Mundo já recebeu investimentos de R$ 10,7 milhões e que essa é uma das ações que visam a consolidação da Política Educacional de Línguas Estrangeiras da Seduc. No total, são 30 políticas que compõem o Plano Educação 10 Anos e buscam colocar a rede estadual entre as cinco mais bem avaliadas no país até 2032.
Redação