Em uma coletiva de imprensa concedida pelo prefeito de Canarana, Fábio Faria, na manhã desta terça-feira (2), o gestor comunicou sobre a publicação de um novo decreto, o qual estabelecerá cassação de alvará para os estabelecimentos comerciais que descumprirem as medidas impostas para combater o novo coronavírus no município.
Devido ao aumento nos casos positivos de Covid-19, são 23 confirmações até esta segunda-feira (1), conforme boletim emitido pela Vigilância Epidemiológica de Canarana, a administração municipal decidiu endurecer as determinações sobre o funcionamento do comércio. O comerciante que for flagrado desrespeitando as regras poderá perder o alvará do estabelecimento.
O alto número de denúncias recebidas pela Secretaria de Saúde, Polícia Militar e prefeitura sobre a ocorrência de aglomerações em locais públicos e privados também foi um fator levado em consideração na decisão.
A coletiva também contou com a participação do secretário de Saúde de Canarana, Ruberlan Rezende, e do capitão da Polícia Militar, Marcos Yamada.
O prefeito Fábio Faria disse que não quer chegar ao ponto de impor o fechamento geral do comércio como já está sendo cogitado por conta de alguns estabelecimentos estão cometendo que não estão cumprindo a legislação. “Vamos tomar todas as atitudes cabíveis. Isso não é uma obrigação que eu, prefeito, coloquei. É o governo do estado que fez o decreto (Lei 10.110/2020). É lei! E lei tem que ser cumprida”, alertou.
Segundo o secretário de Saúde Ruberlan, a população ainda não tem consciência sobre a dimensão da situação causada pela pandemia. “Enquanto estes casos não têm nome e não têm rosto, não preocupam o próximo. Enquanto ele não está dentro da família, o problema é do outro. Enquanto cada um de nós não passarmos por esse sentimento, essa dor, o problema vai ser só mais um, porque não me envolve e não me comove”, explica.
Além dos 23 casos confirmados, Canarana tem 112 pessoas sendo monitoradas pelas equipes de saúde. 19 suspeitas estão em análise e 7 pessoas já se recuperaram (3 residentes do município e 4 não residentes). 87 casos já foram descartados.