Home Agronegócio Conheça com Carlos César Floriano como a irradiação de alimentos trará benefícios para o agronegócio brasileiro

Conheça com Carlos César Floriano como a irradiação de alimentos trará benefícios para o agronegócio brasileiro

7 min ler
0

Exposta no XIII Seminário Internacional de Energia Nuclear – Sien 2022, realizada na quarta-feira, 9 de novembro de 2022, na cidade do Rio de Janeiro, a tecnologia de irradiação de alimentos é uma opção viável para a utilização no agronegócio brasileiro. Para Carlos César Floriano, CEO do Grupo VMX, “A utilização da irradiação contribuirá para o Brasil conservar o protagonismo no difícil objetivo de alimentar o mundo”, conclui.

Com a utilização da tecnologia de irradiação, será possível que muitas pestes sejam exterminadas e também a vida útil dos alimentos seja substancialmente ampliada nas prateleiras.

Promovido pela Casa Viva, o evento foi realizado em formato híbrido, ou seja, on-line e presencial, em parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os entendimentos dos técnicos e analistas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foram apresentados no simpósio “Irradiação de Alimentos Protege o Clima e Combate a Fome – Progresso e Tecnologia” por Andréa Mora, superintendente federal de Agricultura no Estado de São Paulo.

Conforme informações da Andréa Mora, a irradiação permite que os produtos agrícolas sejam conservados por mais tempo, evitando perdas e desperdícios, o que pode ser considerado estratégico no contexto da pressão alimentar da população brasileira e também mundial.

Outra vantagem desta técnica é o banimento de patógenos que podem estar presentes nos alimentos e causar doenças ao consumidor. “A irradiação é uma técnica segura e 60 países permitem o consumo de alimentos irradiados”, disse Andréa Mora ao site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Ações

A dirigente apresentou as ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para promover a irradiação agrícola, como a participação na Comissão de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro, a formação de um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação e o detalhamento da instalação sustentável de irradiadores multipropósitos no Brasil. “Em pouco tempo, o programa estará disponível para consulta no portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, comentou Andréa ao site oficial do Mapa.

Essas atuações também envolvem programas de comunicação para demonstrar a vantagem competitiva ao setor produtivo e desmistificar a tecnologia para os consumidores em geral. Trabalho semelhante foi realizado em vários países onde a irradiação de alimentos foi implementada, pois a energia nuclear ainda está intimamente relacionada à questão da guerra.

Carlos César Floriano destaca a segurança na utilização da tecnologia

Os produtos não se tornam radioativos com a aplicação da irradiação. Ocorre justamente o oposto, pois o uso da energia nuclear na agricultura aumenta a vida útil dos alimentos e possibilita a eliminação de pestes. Andréa Mora também comentou sobre a obrigação de rever a política pública em favor da irradiação como uma política nacional, e não de governo, porque beneficia o Brasil.

Ainda fizeram parte do painel Carlos Nabil Ghobril, diretor do Centro de Inovação Tecnológica do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, e Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), que estava na Espanha para um evento sobre a agricultura.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Deputados de MT aprovam a obrigatoriedade de uniforme nas escolas estaduais

Em sessão ordinária nesta quarta-feira (15), os deputados estaduais de Mato Grosso aprovar…