O boletim divulgado na noite desta sexta-feira (10 de julho/20) pela equipe de monitoramento da secretaria de Saúde de Porto dos Gaúchos, mostra que a pandemia do coronavirus está longe de estar sob controle no município.
Em 24 horas foram mais 10 casos positivos confirmados e os números totais chegaram a 69. Até quinta-feira eram 59. Veja o Boletim Informativo COVID
Os dados informados no boletim mostram que o vírus começou a chegar ao interior do município de Porto dos Gaúchos, com 04 casos confirmados na comunidade da São João e 08 no distrito de Novo Paraná. Na sede do município são 57 casos até agora.
Dos 69 confirmados, 39 pessoas já se recuperaram do vírus, e 29 estão em tratamento, sendo que destes, 03 se encontram internados, sendo uma criança de 08 anos e dois adultos, uma mulher de 34 anos e um homem de 47.
Outros 12 casos estão em investigação no município, que tem ainda 72 pessoas em isolamento domiciliar.
Demais municípios da região.
Juara registrou até esta sexta-feira 87 casos confirmados, com 02 internados. Tabaporã confirmou 64 casos até esta sexta-feira, com 43 na sede do município, 13 em Nova Fronteira e 08 em Americana do Norte.
Recomendações
Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.