O delegado de PolÃcia Civil de Porto dos Gaúchos, Albertino Felix de Brito Junior, emitiu alerta a imprensa para divulgar o golpe que está sendo muito usado na região ultimamente, e que já fez algumas vÃtimas.
O golpe consiste na clonagem da conta do WhatsApp da vÃtima por criminosos para roubar dinheiro de amigos e parentes. O golpe pode contar com a ajuda de funcionários de operadoras, que transferem o número de celular do alvo para outro chip, e permitem que o aplicativo de mensagens seja ativado em outro aparelho. De posse da conta do aplicativo, os criminosos se passam pela vÃtima para pedir dinheiro a contatos próximos.
O delegado orienta para que não confirmem realização de transação financeira, sem antes saber da verdadeira identidade da pessoa que está pedindo. Uma das melhores formas é ligar para a pessoa para confirmar se é ela mesma que está usando o Whatsapp.
“Principalmente comerciantes e pessoas idosas, muita atenção. Se por ventura desconfiarem desse tipo de golpe, procure a delegacia para registar Boletim, pois ao que tudo indica tem uma quadrilha agindo, possivelmente com integrantes da região. Todo cuidado com o seu patrimônio é pouco mediante esse tipo de genteâ€, alertou a autoridade policial.
Para se precaver desse tipo de clonagem no seu aplicativo Whatsapp, é importante ter o recurso de verificação em duas etapas. Com a proteção ativada, caso seu WhatsApp seja ativado em outro celular, precisará, além do SMS de verificação, de uma senha de 6 dÃgitos que só você possui.