A deputada estadual Janaina Riva (MDB) usou a tribuna durante sessão extraordinária desta terça-feira (01.12) para externar sua indignação com relação a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de retomar do sistema de bandeiras tarifárias na conta de luz ainda esta semana e, por consequência, aumentar a conta de energia em plena pandemia.
“R$ 6.24 mais a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Isso é uma falta de respeito com a população brasileira sem tamanho. Uma falta de respeito, principalmente pelo momento que estamos vivendo onde a grande maioria da população está dentro de casa, consumindo energia elétrica e agora nós sofremos com mais esse abuso. Principalmente pela energia de má qualidade que temos no estado de Mato Grosso, cheia de dificuldades e de queda de energia”, disse.
De acordo com a parlamentar, é necessário que algum tipo de medida seja tomada para conter esse abuso por parte da Aneel. “Isso aqui é um abuso, um abuso com os consumidores do nosso País, tem que ser tomada uma medida em relação a esses aumentos abusivos que a Aneel vem realizando”, finalizou.
Entenda o Caso:
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta segunda-feira (30) que haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir desta terça (1º).
Em reunião extraordinária, a Aneel decidiu que será cobrada a bandeira vermelha patamar 2, cujo valor é o maior no sistema de bandeiras da agência. Com isso, a cobrança extra será de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Em 26 maio, a Aneel havia anunciado que não haveria cobrança extra na conta de luz até 31 de dezembro deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus. Na reunião desta segunda-feira, contudo, a agência decidiu revogar a decisão e aplicar a bandeira vermelha patamar 2.