O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), principal defensor do agronegócio na Assembleia, quer cortar o salários dos servidores dos Poderes e órgãos autônomos do Estado de 20% até 50%. A ideia é alocar os recursos economizados no combate à pandemia coronavírus. Inclusive, indicou ao Executivo que faça os estudos necessários para viabilizar o corte salarial.
“Não podemos ter ações isoladas. Não adianta ações pontuais. Vamos fazer no macro. Diminuir salários de 20%a 50% de todos dos servidores públicos para garantir um grande volume de recursos contra a Covid-19”, defendeu Xuxu em sessão extraordinária nesta quarta (6), dizendo que o corte tem que ser geral e não apenas dos 6 mil professores interinos.
A proposta foi rechaçada pelo deputado Paulo Araújo (PP), que é servidor público estadual. Ao invés de cortar salários, o progressista propôs reduzir os incentivos fiscais que resultam na renúncia anual de R$ 6 bilhões.
Paulo lembrou ainda que o dinheiro que realmente faz falta ao Estado são os R$ 6 bilhões renunciados através dos incentivos fiscais. “Nessa Casa vou combater veementemente esse discurso de prejudicar ainda mais os servidores e os serviços públicos”.
Já Carlos Avalone (PSDB) pediu calma. Lembrou que qualquer mudança relacionada aos salários do funcionalismo depende de aprovação de PEC no Congresso Nacional e que dificilmente uma matéria com esse teor seria aprovada pelos deputados federais e senadores.