O prefeito Vanderlei de Abreu (MDB) esteve na capital Cuiabá na semana passada, onde cumpriu agenda de compromissos e visitas em alguns órgãos do governo estadual, além de se reunir com o deputado federal Neri Geller, visitar o gabinete da deputada Janaina Riva e se reunir com o governador do estado Mauro mendes.
A acompanhado pelo ex-prefeito Baxinho Piovesan, Vanderlei discutiu uma serie de questões de interesse do município de Porto dos Gaúchos e tratou sobre a pavimentação da MT-220.
Um dos principais assuntos em pauta, levado pelo prefeito a deputada Janaina e diretamente ao govenador Mauro Mendes foi a permanência da cadeia publica em Porto dos Gaúchos.
Uma TAC assinada entre o governo do estado e o Ministério Publico prevê a desativação de pequenas unidades prisionais, como é o caso da Cadeia Publica de Porto dos Gaúchos que pode ter as atividades encerradas no município.
A preocupação do gestor é que com o encerramento das atividades da Cadeia, transferindo os presos para outras unidades, familiares de detentos e diversos agentes prisionais e seus familiares deixarão Porto dos Gaúchos, gerando diretamente e indiretamente um déficit populacional e econômico para a cidade, atingindo principalmente o ramo de aluguéis de imóveis e o comercio local.