Juara registrou a 11ª morte por coronavirus. O ex-cacique da Aldeia Tatuí da etnia Kaiabi em Juara, por nome Matias Francisco Jurucatu foi a última vítima da doença.
O homem de 46 anos de idade, veio a óbito na sexta-feira 04 em Várzea Grande onde estava internado. Nas redes sociais amigos prestaram condolências e expressaram sentimento pela morte do indígena. “Um exemplo pra mim muito mais que políticos e juízes. Esse lutador que nunca recebeu título de cidadão juarense (apesar de ser de Juara antes de Juara existir) nem outras honrarias é pra min um exemplo”, escreveu o professor da Unemat Saulo Augusto em sua rede social.
“Ele foi um grande cacique, que durante seus dez anos, liderando sua comunidade, sempre buscou o melhor para o seu povo”, escreveu outra amiga.
A comunidade acadêmica do Campus Universitário de Juara (UNEMAT) também lamentou a perda da liderança indígena do Vale do Arinos. “Matias deixa um legado de intensa dedicação à defesa dos direitos indígenas. Nossos sentimentos ao familiares, amigos e ao povo kawaiwete”, diz a nota emitida