O Governo de Mato Grosso, por meio do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT), lançou no último dia 12 de maio/2020 a Operação Amazônia Arco Norte com o objetivo de conter os crimes contra flora no estado.
A operação desencadeada pelo governo do estado, será feita em conjunto com as Forças Armadas que já estão atuando em Mato Grosso na operação Verde Brasil 2 em ação de contenção de crimes ambientais.
No vale do Arinos, a base do Exército que participará da operação integrada ficará sediada no Tiro de Guerra, e ira empregar mais de 200 homens com viaturas e apoio pelo ar de helicópteros. Os homens do exército começam a chegar nesta quarta-feira dia 20, até o próximo domingo.
Os militares atuarão em conjunto com a operação Amazônia Arco Norte das secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Segurança Pública (Sesp) contra crimes ambientais dentro da Amazônia Legal no Estado e operações de garantia da Lei e da Ordem.
Nos primeiros meses de 2020, a Sema já embargou 243 áreas, apreendeu 24 máquinas utilizadas em desmatamento e aplicou cerca de R$ 360 milhões em multas por crimes contra flora em MT.
Hoje a secretaria conta com meios que podem detectar qualquer desmatamento acima de um hectare praticamente em tempo real em Mato Grosso.