Um morador de Torixoréu desenvolveu um ventilador pulmonar usando peças de carro e fonte de computador. Conhecido como Zezinho Eletricista, ele desenvolveu o aparelho apenas com informações adquiridas na internet, foi feito em casa, como afirma no vídeo.
Foi usado na fabricação do aparelho um respirador manual bambu, um motor de vidro elétrico de carro e uma fonte de computador. O resto segundo ele foram parafusos, tinta, materiais que foram presenteado por parceiros para a realização do projeto.
O ventilador pulmonar mais barato do mercado gira em torno de R$ 15 mil. Zezinho doou o aparelho para secretaria de saúde do munícipio.
Interesse
A invenção chamou a atenção do secretário executivo da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do estado do Ceará, Francisco Coelho, que está a procura à procura do eletricista para conhecer detalhes sobre o equipamento e a possibilidade de produzi-lo em quantidade. A invenção pode salvar diversas vidas.
Francisco ressalta a importância de entrar em contato com o eletricista para que o aparelho possa atender a demanda gerada pelo coronavírus (Covid-19) no estado nordestino. Já são mais de 445 casos confirmados na região e pelo menos 9 mortes em decorrência do vírus.