Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, instalaram uma base temporária por 30 dias na cidade de Porto dos Gaúchos, de onde centralizarão as fiscalizações que deverão ser realizadas no municÃpio e em toda região, abrangendo os municÃpios de Novo Horizonte do Norte, Juara, se estendendo até a região de Simione em Itanhangá.
A secretária da SEMATUR – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo do municÃpio, Andyra Piovesan, confirmou a informação. O escritório provisório do IBAMA está instalado junto a SEMATUR do municÃpio, e a equipe deve contar nos próximos dias com apoio de um helicóptero para as operações na região, que visam combater irregularidades em propriedades rurais principalmente o desmatamento ilegal.
Levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON) referentes a 2017, trazia o ranking dos 10 municÃpios crÃticos em desmatamento no Brasil, sendo 05 mato-grossenses. Na lista apareciam Sinop em 2º lugar com 18,74 quilômetros de desmatamento. Em 3º lugar Cláudia, em seguida ParanaÃta. A 7ª posição era ocupada pelo municÃpio de Porto dos Gaúchos e a décima posição por Aripuanã.