Uma paciente de 84 anos foi homenageada com aplausos ao sair de hospital após se curar da Covid-19, em Cuiabá, nessa quinta-feira (22). Maria de Lourdes Russi estava internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há 36 dias. Ela e o marido, de 92 anos, foram infectados pelo coronavírus no Rio de Janeiro, antes de chegarem em Cuiabá. Ele também ficou internado na UTI, mas não resistiu e morreu no dia 26 de abril.
O vídeo mostrando a homenagem foi compartilhado nas redes sociais e emocionou muita gente. Denise Russi, filha de Maria de Lourdes, conta que foi buscar os pais, no Rio de Janeiro, no início de abril. Ela e o marido foram de carro,para não expor os pais em um avião. A família foi buscar o casal eles durante o isolamento social, para estar por perto caso acontecesse alguma coisa à saúde dos dois.
No entanto, durante a viagem, Denise conta que os pais começaram a sentir os primeiros sintomas da Covid-19.
“Eles estavam isolados no Rio de Janeiro, não recebiam visitas de forma alguma, as mercadorias eram deixadas na porta de casa e eram higienizadas, então não pensamos, inicialmente, que poderia mesmo ser coronavírus”, explica.
Ao chegar em Cuiabá, Maria de Lourdes foi internada na UTI. Alguns dias depois, o marido dela também foi hospitalizado. Os dois foram diagnosticados com a Covid-19.
Denise conta que o pai era muito forte e não tinha outros problemas de saúde.
“Ele tinha 92 anos, mas nunca havia sido internado, não fazia uso de nenhum medicamento contínuo e estava clinicamente melhor do que minha mãe. Mas o quadro piorou, ele foi entubado e não resistiu”, explica.
Denise, o marico e o filho também foram contaminados pelo vírus. O marido, José Dantas, chegou a ficar internado. No entanto, os três se curaram e da doença. Já Maria de Lourdes ficou internada por 36 dias e precisou de ventilação mecânica por quase 30 dias. Por ser pré-diabética e ter arritmia, Maria de Lourdes está no grupo de risco.
Surpreendentemente, ela se recuperou muito bem, fez o teste e não tem mais o vírus. Os três foram contaminados, marido ficou internado na UTI, ela e o filho em casa. Os quatro já testaram negativo para a doença. se recuperaram
“Meus pais estavam totalmente isolados e foram contaminados. Infelizmente eu me deparo com pessoas sem máscara ou com máscara abaixo do nariz, sem proteção. Eu chego a aborda-las falando da importância do uso da máscara. É uma forma de respeito ao próximo. Você tem que se cuidar e cuidar do outro. Infelizmente as pessoas não entendem a letalidade do vírus, porque ele é um inimigo invisível. Se eu puder deixar um recado é que as pessoas se cuidem e tenham amor ao próximo.”