Home Política Mauro Mendes topa desafio de Bolsonaro de reduzir ICMS dos combustíveis, e desafia presidente a pagar Fex e perdas da Lei Kandir

Mauro Mendes topa desafio de Bolsonaro de reduzir ICMS dos combustíveis, e desafia presidente a pagar Fex e perdas da Lei Kandir

3 min ler
0

Nas redes sociais o governador Mauro Mendes de MT antecipou o que deve ser o centro do debate entre os governadores no VIII Fórum Nacional de Governadores no edifício do Banco do Brasil em Brasília neste terça-feira.

A pauta será o desafio do presidente Bolsonaro para reduzirem o ICMS sobre os combustíveis em troca de zerar o PIS e Cofins.

“Mato Grosso aceita o desafio de reduzir o ICMS dos combustíveis. Se o Governo Federal pagar todas as perdas do Estado ocasionadas pela Lei Kandir e o não pagamento do FEX 2018 e 2019. O desafio do Presidente significa abrir mão no Estado de 25% de receita do ICMS. Na União o Pis e Cofins dos combustíveis representa apenas 2% da Receita. MUITO DESPROPORCIONAL.”, afirma o governador no Instagram.

A resposta de Mauro Mendes destaca o que Caldeirão Político alertou na reportagem”CNI sai em defesa da Lei Kandir, mas calote do Fex faz aumentar apoio para extingui-la”, em que pontuamos que os estados levam calote da União. Há dois anos Mato Grosso não recebe o Fex e levou prejuízo de cerca de R$ 1 bilhão. Um parecer técnico do TCU afirma que a União não tem obrigação de compensar os estados por meio do Fex, o que fez aumentar o apoio para extinguir a Lei Kandir.

O risco do embate

A tributação dos combustíveis e a revisão da Lei Kandir precisam ser tratadas técnicamente, com o cuidado para não transformar a questão tributária numa queda de braços entre o governador Mauro Mendes e o presidente Jair Bolsonaro.

O embate pode ser uma estratégia (perigosa) política e eleitoral, mas não interessa ao consumidor, nem ao setor produtivo mato-grossense.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…