A pandemia do novo coronavírus já afeta 1,9 milhão de pessoas, em todo o mundo, e 120.449 morreram da doença, segundo dados da Universidade Johns Hopkins divulgados nesta terça-feira.
A crise, que tem nos Estados Unidos o novo epicentro, pressiona Governos nacionais e locais sobre políticas de isolamento e levou o presidente norte-americano Donald Trump a declarar que ele tem “total autoridade” para decidir sobre a retomada da atividade econômica no país, e não os governadores de cada Estado.
“Quando alguém é presidente dos Estados Unidos, a autoridade é total. E é assim que deve ser. Total”, declarou a jornalistas. Na Espanha, uma norma publicada nesta terça permite que as autoridades locais tomem controle de laboratórios privados, para acelerar testes e evitar preços abusivos.
O país registrou 567 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, um ligeiro aumento em comparação com as 517 mortes na segunda-feira, embora a taxa de crescimento seja semelhante à do dia anterior (cerca de 3%).
Já o Brasil contabilizou nesta segunda-feira 1.328 mortes, com 23.430 casos confirmados, num contexto de déficit generalizado de testes.