A CoronaVac, vacina produzida pela farmacêutica SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo, que previne contra a covid-19, autorizada pela Anvisa, que já está sendo enviada pelo governo federal aos estados, que realizam o reenvio aos municípios, causa frustação na primeira remessa que começa a chegar nas bases.
Os 4 municípios do Vale do Arinos por exemplo, receberão juntos apenas 797 doses, considerando as duas aplicações com distanciamento de 15 dias entre as aplicações.
Veja quantas doses recebe cada município do vale do Arinos nesta primeira remessa
Nessa primeira remessa, Juara receberá apenas 540 doses, Porto dos Gaúchos receberá 110, Novo Horizonte do Norte receberá 132 doses e Tabaporã 132 doses da vacina.
Ao todo o estado de Mato Grosso recebeu 126.160 doses da vacina nesta primeira fase de imunização, que irá contemplar 60.074 pessoas com duas doses.
De acordo com o direcionamento do Ministério da Saúde, nesta primeira fase serão vacinados prioritariamente pessoas idosas institucionalizadas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência institucionalizadas, indígenas aldeados, e trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, porem o total enviado nesse momento para o estado e os municípios não é suficiente para atender toda a demanda.