A piracema – perÃodo de reprodução dos peixes – que começou no dia 1º de outubro/2018, está prestes a findar o perÃodo na próxima quinta-feira dia 31 de janeiro/2019.
Durante o perÃodo a pesca nos rios estaduais de Mato Grosso ficaram proibidos.
Até 2015, o perÃodo de defeso começava em novembro, porem estudos indicaram que algumas espécies iniciam a ovulação em outubro e não em novembro. Agora, três anos depois já é possÃvel ver o resultado dessa alteração nos rios relacionados ao aumento dos peixes de escamas, segundo os especialistas.
A piracema é uma ferramenta de preservação dos estoques pesqueiros, mas sozinha não consegue resolver e depende de conscientização de cada pescador.
Alerta
É bom lembrar que a considerada pesca predatória, usando redes, tarrafas, espinhéis e retirando dos rios peixes fora da medida ou em quantidade acima da cota permitida por pessoa, continua sendo crime mesmo fora do perÃodo da piracema, e são crimes passiveis de multas a prisão.
Denúncias
A pesca depredatória e outros crimes ambientais podem ser denunciadas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838; no site da Sema, por meio de formulário; nas unidades regionais do órgão ambiental ou ainda pelo aplicativo MT Cidadão.
Outros telefones para informações e denúncias: (65) 3613-7394 (Setor Pesca), nas unidades regionais da Sema, via WhatsApp no (65) 99281-4144 (Ouvidoria), ouvidoria@sema.mt.gov.br ou no aplicativo MT Cidadão.