Porto dos Gaúchos vai confirmar no boletim oficial que será divulgado no final da tarde desta sexta-feira (19 de junho/20) mais 03 casos positivos de coronavirus, covid-19, aumentando para 11 casos confirmados no município. Até ontem eram 08 casos.
Com isso, o município já pode estar tendo uma transmissão comunitária do vírus, conforme informou Josias Campinas, chefe da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Porto dos Gaúchos em entrevista ao Porto Notícias na manhã desta sexta-feira.
Os 03 casos confirmados nesta sexta-feira, são todos de uma única família, cujo primeiro suspeito estava cumprindo isolamento em casa, mas continuou recebendo familiares, mesmo não saindo pra rua, participando inclusive de roda de tereré.
“Infelizmente essa pessoa que estava com suspeita de ter contraído o coronavirus não saiu de casa, mas continuou recebendo familiares, não se isolamento corretamente, e agora que confirmou positivo, já passou o vírus pra mais 03 pessoas da família, que também confirmaram positivo, e não sabemos pra quantos mais elas podem ter passado, por que nesse período tiveram contatos com outras pessoas. Percebemos que este contagio está sendo passado assintomaticamente, por que alguns não apresentaram sintomas.”, colocou Josias.
O responsável pela Vigilância Sanitária lamentou o fato do vírus estar sendo disseminado nas residências, e que muitas pessoas ficam tentando culpar comércios, bares e lanchonetes, mas não estarem se cuidando dentro de casa entre seus familiares. “As pessoas vão nos comércios de mascaras, mas dentro de casa se reúnem com familiares para jantares, rodas de tereré, sendo que muitas vezes o cuidado nos comércios está acontecendo, mas nas casas das famílias não está”.
Com a confirmação de mais 03 casos, o município já pode estar tendo uma transmissão comunitária, uma vez que as pessoas confirmadas se contaminaram tendo contato com um suspeito que estava em isolamento, e continuavam circulando pela cidade, tendo contato com inúmeras outras pessoas.
“As pessoas não estão ajudando, e vejo que nosso trabalho está sendo em vão. As pessoas culpam comércios mas dentro de suas casas não fazem sua parte. Pessoas saudáveis estão se contaminando e circulando beleza, mas nossa preocupação é com as pessoas da área de risco, e com essas transmissões, com a população não cuidando, uma hora vai chegar para essas pessoas”, lamentou Josias.
Ouça a entrevista…