Home Ultimas Notícias Secretário de saúde de MT diz que por ele cidades já estariam em lockdown e aprova pedido do MP

Secretário de saúde de MT diz que por ele cidades já estariam em lockdown e aprova pedido do MP

7 min ler
0

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, em nova coletiva on line com jornalistas, nesta sexta-feira (19), disse que a situação está cada dias mais difícil quanto ao aumento da Covid-19 e por isso será necessário que as prefeituras adotem medidas mais rígidas para tentar frear o aumento dos casos.

Quanto ao pedido do Ministério Público Estadual (MPMT) para fechamento total das cidades que apresentaram uma subida abrupta dos casos, Gilberto disse que essa é uma medida que ele aprova e queria que fosse feita ou já estivesse acontecendo.

“O Ministério Público atua em defesa da população. É lícito que o MP faça essa intervenção. Eu gostaria que o lockdown acontecesse. Na verdade, sou a favor disso faz tempo. Vejo com bons olhos. Fechar tudo é uma medida que poderia barrar o crescimento de casos em Mato Grosso. Principalmente agora que os leitos estão quase lotados”, comentou.

Ainda sobre o lockdown (fechamento total) dos municípios como Cuiabá e Várzea Grande, o secretário lembrou que o próprio Ministério Público barrou algumas medidas que seriam tomadas pelo estado no mês de março.

“O que eu vou fazer é sentar com nossa equipe técnica e notificar os municípios. Vale lembrar que no começo da pandemia o próprio Ministério Público freou o governo de algumas medidas. Por enquanto não fomos notificados do pedido, vimos através da imprensa”, disse o secretário.

Gilberto ainda avaliou que cada dia está mais notório que o momento é de segurar o aumento dos casos. “Será necessário sim medidas mais rígidas para poder tentar proteger mais a população e tentar barrar essa linha crescente dos casos. Esse momento é de segurar”, comentou Gilberto.

Haverá uma reunião nesta manhã no Palácio Paiaguás com a equipe que avalia a subida dos casos da Covid-19, inclusive com a presença do governador. Poderá, ainda nesta sexta-feira (19), ter novidades quanto ao que as prefeituras devem fazer mediante o pedido do Ministério Público.

Pedido do MP

O Ministério Público Estadual, através dos promotores de Justiça Alexandre de Matos Guedes e Audrey Ility, protocolocaram uma ação civíl pública com pedido de tutela de urgência para que seja decretado lockdown (fechamento total) em Cuiabá e Várzea Grande, de acordo com orientação do Governo do Estado. A decisão caberá ao juiz José Luiz Leite Lindote, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Várzea Grande.

A ação cita que Cuiabá e Várzea Grande entraram no nível de risco de contaminação classificado como muito alto, com base no novo decreto de avaliação do Governo do Estado. A indicação neste caso é de medidas de fechamento total, conhecido como ‘lockdown’.

Por conta da proximidade entre Cuiabá e Várzea Grande, que são divididas apenas por um rio, o pedido é para que o lockdown seja decretado nas duas cidades.

O avanço do novo coronavírus, de forma bastante rápida, colocou Cuiabá e outras 12 cidades do Estado no maior nível de classificação de risco (muito alto) de infecção pelo coronavírus. Com base no novo decreto, que tem por objetivo orientar a implementação de medidas para combater o avanço da doença, o Executivo orienta que as cidades adotem o chamado lockdown (fechamento completo).

As cidades que estão com a situação mais preocupante no Estado, classificadas como de muito alto risco de contaminação, são: Cuiabá; Alta Floresta; Cáceres; Nossa Senhora do Livramento; Nova Mutum; Pontes e Lacerda; Porto Espiridão; Primavera do Leste; Rondonópolis; Sinop; Sorriso; Tangará da Serra e Várzea Grande.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…