A mato-grossense Gabriela Fonseca Arenhart, de 21 anos, está em um seleto grupo de candidatos que conseguiram nota máxima na Redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.  Ela foi a única de Mato Grosso a conseguir a nota mil na Redação.
Natural de Tangará da Serra, Gabriela se dedica exclusivamente aos estudos, sendo que no último ano foi aluna da Escola do Farina, em Cuiabá. Toda sua trajetória nos estudos e suas expectativas serão reveladas a imprensa nesta tarde.
Mais
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgou nesta segunda-feira que 76% das redações que tiraram nota máxima na prova foram escritas por mulheres. O órgão analisou o perfil dos 55 candidatos que conseguiram obter 1.000 pontos na avaliação.
O órgão mostrou ainda que, proporcionalmente, os estados com maior  número de participantes com nota máxima foram Minas Gerais e Rio de Janeiro, ambos com 14.
O Instituto mostra que mulheres com 18 anos de idade compõem o perfil médio de notas 1.000. Entre todos os candidatos, uma menina de 15 anos, de Aracaju, foi a mais nova a obter pontuação máxima. A pessoa mais velha foi uma mulher de 31 anos, de Fortaleza.
Entre as regiões do paÃs, o Sudeste é a que registrou mais notas máximas, foram 33. Em seguida, aparece a região nordeste, com 14 casos. A terceira região com mais notas 1.000 é o Centro Oeste, com cinco casos. Depois a região Norte, com dois candidatos. E, por último, a região Sul, com uma nota 1.000.
O tema da redação escrita pelos mais de 4 milhões de participantes foi: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.