Ausente na posse de Jair Bolsonaro nesta terça (1º), Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, usou o Twitter para parabenizar seu colega brasileiro.
Na mensagem, Trump escreveu: “Parabéns ao presidente Jair Bolsonaro, que acabou de fazer um ótimo discurso de posse. Os EUA estão com você!”
Bolsonaro prontamente respondeu a Trump.
Senhor Presidente Trump, agradeço suas palavras de apoio. Juntos, sob a proteção de Deus, traremos mais prosperidade e progresso para nossos povos!
Nem o vice de Trump, Mike Pence, compareceu à posse de Jair Bolsonaro. Quem representou o governo americano na cerimônia foi o secretário de Estado Mike Pompeo.
Repercussão na mÃdia pelo mundo
Na mÃdia estrangeira, o tom em relação à posse de Bolsonaro como novo presidente do Brasil não foi muito positivo.
O britânico The Guardian, por exemplo, estampa a seguinte manchete: “Posse de Jair Bolsonaro: O dia que o Brasil progressista temia” (Jair Bolsonaro’s inauguration: the day progressive Brazil has dreaded).
A também britânica BBC não foi tão crÃtica, mas classifica o novo presidente do Brasil como um polÃtico de “extrema direita” e enumera pontos polêmicos de seu plano de governo e de sua equipe de ministros.
Os americanos The New York Times e The Washington Post aproveitaram o evento para fazer um panorama geral do que pode ser o governo Bolsonaro.
Já o Le Monde se aprofundou na equipe do novo governo. Com o tÃtulo “Posse de Jair Bolsonaro no Brasil: quem são os homens fortes de seu governo?”, o jornal francês analisa a equipe que comandará o Brasil nos próximos 4 anos.
O espanhol El Pais faz uma cobertura completa, com informações minuto a minuto da posse.
Outro veÃculo que dá bastante espaço ao evento é o argentino ClarÃn, que faz uma ampla cobertura da posse.