O vereador Paulo Badalo (PT), fez uso da tribuna durante sessão ocorrida na noite de segunda-feira (11 de março) na câmara de vereadores de Porto dos Gaúchos, para manifestar preocupação com a iminência da construção de uma Usina Hidrelétrica no Rio Arinos, municÃpio de Juara.
A Usina Hidrelétrica Castanheira está planejada para ser construÃda no rio Arinos (bacia hidrográfica do rio Juruena), no municÃpio de Juara, mas conforme se atentou Paulo Badalo, os resultados negativos devem afetar também Porto dos Gaúchos.
“Percebi que os que estavam na audiência Pública realizada no último dia 27 de fevereiro no fórum de Porto dos Gaúchos, puderam ver que a construção dessa Usina no rio Arinos é muito mais maléfica do que benéfica a região. O que ela vai produzir de energia, pouco ou quase nada representa no ‘bojo’ total de produção de energia no paÃs, e vai trazer muitos malefÃcios, como a extinção de algumas espécies de peixes, a concentração e aumento populacional de mosquitos será grande, correndo até mesmo risco de voltar a termos casos de malária em nosso municÃpio. Os malefÃcios ficarão para Porto, Juara, Novo Horizonte, mas os benefÃcios pelo que sei ficariam apenas para Juara e uma pequena parte para Novo Horizonte do Norte. Porto dos Gaúchos estaria excluÃdo até o momento de receber alguma compensação financeira pela construção da usinaâ€, destacou Badalo.
Badalo conclamou executivo e legislativo a começarem campanha para que Porto dos Gaúchos também seja beneficiado com recursos financeiros que serão destinados a Juara e Novo Horizonte do Norte, caso a construção da Usina venha de fato a ocorrer.
“Devemos iniciar essa luta, por que principalmente gastos com a saúde vão aumentar, e essa Usina já e quase uma realidade, pois ficou claro durante a audiência que teria que ter um movimento grande na região para que a Usina não viesse a ser concretizada, e isso vemos que não está acontecendo na regiãoâ€, finalizou Badalo.